A data mais romântica do ano, o dia dos namorados, está chegando, por isso a CLS Continental, pesquisou as curiosidades que envolvem essa data. Como surgiu o dia dos namorados?…….

Muitos casais de namorados apenas ouviram dizer que o Dia dos Namorados também é conhecido como Valentine’s Day nos Estados Unidos e Inglaterra, mas não sabem o seu significado.  Pesquisamos sobre a data no site História Digital, e descobriu que a data está relacionada a São Valentim, um sacerdote que desafiou as ordens do imperador romano Cláudio II.

De acordo com o site, “a data só passou a ser associada ao amor romântico na Alta Idade Média, quando floresceu a tradição do amor cortesão.  A partir do século XV, a data passou a ser associada a trocas de presentes entre os amantes, que expressavam o seu amor através de flores, doces e cartões”.

Então, o imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade.

Porém, o bispo Valentim continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. “Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim”.

Astérias e Valentim se apaixonaram, e milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270. Esta data foi oficializada em vários países como o Dia dos Namorados.

No Brasil, a comemoração do Dia dos Namorados ocorre no dia 12 de junho e é atribuída ao publicitário João Dória. Em 1949, uma loja de departamentos paulista procurou Dória para aquecer as vendas no mês de junho, então um dos meses menos lucrativos para o comércio, com baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados… para aumentar as vendas.

O empresário  sugeriu criar o Dia dos Namorados, inspirado na data que já era comemorada nos Estados Unidos e na Europa. O publicitário justificou a escolha do dia 12 de junho por anteceder o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Assim, em 12 de junho de 1949, aconteceu o primeiro Dia dos Namorados do Brasil. (Do site “História Digital”)

 www.clscontinental.com.br

 

Categories: caixa d'àgua, caixa de gordura, dia dos namorados, higienização de caixa d´agua, limpeza de caixas de condomínios

Tags: ,