É crucial que mantenha a água neste reservatório sempre limpa. De forma a evitar prejuízos à saúde das pessoas que a utilizam.

Um dos grandes riscos das caixas d’águas é a presença de pragas urbanas. Como, por exemplo,  ratos, dentro desse local, contaminando a água ali armazenada.

Há um grande número de doenças que podem ser transmitidas aos moradores de uma residência ou aos colaboradores de uma empresa. Isso apenas pelo consumo indireto dessa água contaminada.

Sendo assim, neste artigo, o objetivo é mostrar quais são os riscos da presença de ratos, as mais comuns pragas urbanas, “morando” dentro da sua caixa d’água e as doenças que podem ser transmitidas.

Além disso, você verá 4 formas para evitar a presença desses ratos na caixa d’água. Inclusive de outras pragas para evitar a contaminação.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então acompanhe este artigo até o final!

Ratos na caixa d’água: saiba os riscos e como evitar

Os riscos de pragas urbanas na sua caixa d’água

Como visto, ter uma caixa d’água livre de pragas urbanas, como ratos e baratas, de micro-organismos e de sujeiras é crucial para manter a água a ser consumida limpa.

Quando isso não ocorre, há o risco de que ratos e baratas venham a ficar “morando” e também acabem morrendo dentro do reservatório, contaminando a água.

Não é raro ver notícias de pessoas que foram contaminadas após terem feito o consumo da água de alguma forma. Como, por exemplo, ao tomar banho, na higienização ou na preparação de alimentos.

Crianças e idosos, principalmente, são as mais suscetíveis a sofrerem com as infecções ocasionadas pela água contaminada.

Entre os riscos da presença das pragas urbanas, como os ratos na caixa d’água, estão as doenças que podem vir a ser transmitidas.

O contato das pessoas com essa água contaminada pode causar:

  • Leptospirose: doença mais comum pela presença de ratos na caixa d’água. Transmitida pela urina desses animais. Mas, quando tratada, resolve-se em poucos dias, mas pode levar até à morte sem o devido tratamento;
  • Tifo murino ou febre murina: doença que também tem a origem da sua transmissão pelo rato. Sendo causada por bactérias e tratada por antibióticos;
  • Cólera: causada por bactérias, principalmente aquelas ocasionadas pela sujeira ou pela decomposição de animais mortos (como os ratos) na água, podendo ser altamente mortal (quando muito grave);
  • Esquistossomose: causada pelo contato da água contaminada com a pele. Sendo seu transmissor outra praga urbana presente em caixas d’águas, os caramujos;
  • Febre tifoide: transmitida pela água contaminada por baratas, ou mesmo pelos alimentos. Esses insetos são pragas urbanas muito frequentes em caixas d’água.

Como evitar a entrada de ratos na caixa d’água (e de outras pragas urbanas)

Visto tudo até agora sobre os riscos das pragas urbanas, em especial dos ratos nas caixas d’águas. Surge a grande questão: como evitar que elas entrem no reservatório?

  1. Impermeabilização da caixa d’água: a impermeabilização da caixa d’água é muito importante para evitar vazamentos. Mas também para impedir que haja a entrada de pragas urbanas no reservatório, como os ratos;
  1. Vedação da caixa d’água: a vedação da caixa d’água, por meio de uma tela protetora, é imprescindível. Para evitar que qualquer tipo de praga venha a entrar no reservatório;
  1. Fechamento correto da caixa d’água: para aquelas pessoas que não desejam colocar ou ainda não possuem a tela protetora no reservatório, é crucial manter a tampa sempre corretamente fechada para evitar a entrada de ratos na caixa d’água (além também de outras pragas);
  1. Limpeza e dedetização da caixa d’água: por último, uma outra opção para evitar a entrada de ratos na caixa d’água é a constante limpeza e dedetização, a cada seis meses, do reservatório.

CLS: Solução para os seus problemas

Como você viu, é muito comum o surgimento de pragas urbanas em caixas d’águas, principalmente quando os devidos cuidados não são tomados.

Entre elas, as mais comuns são as presenças de ratos nas caixas d’águas que, entre outras doenças, podem transmitir a leptospirose.

Neste texto, você ainda pôde ver algumas formas de evitar que ocorra a entrada dessas pragas urbanas nas caixas d’águas, de modo que a água não seja contaminada.

Gostou do artigo de hoje sobre como evitar ratos na caixa d’água?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Neste caso, a CLS Continental, especialista nesta área há mais de 20 anos, poderá ajudar você na realização desse serviço com muita qualidade.

Pensou em limpeza e Higienização da sua caixa d’água? lembre-se da CLS Continental, fácil de contatar e também de contratar!

Venha para a CLS Continental. Aproveite e curta nossa página do Facebook clicando aqui.

 

 

Categories: caixa d'àgua, Caixas d’água, combate a ratos, Limpeza de caixa d´agua, ratos, Sem categoria

Tags: , ,

    Leave a Comment

    Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.