A maioria das residências possui uma caixa d´água, mas a maioria dos moradores se “esquece” que conta com esse equipamento em casa, e, consequentemente, se “esquece” de fazer a manutenção dele. A pergunta que se faz neste momento é: de quanto e quanto tempo se deve limpar a caixa d´água? O serviço de limpeza deve ser feito periodicamente para evitar o acúmulo de sujeira e a presença de micro-organismos.

O reservatório doméstico, que serve como reserva em caso de haver problema no abastecimento de água, deve ser higienizado a cada seis meses. O serviço é indicado para analisar se existe algum vazamento e preservar a saúde dos moradores da residência, já que o acúmulo de sujeira pode contaminar a água.

Com o passar do tempo, micro-organismos criados pela própria água e levados até o reservatório pela canalização da rede hidráulica podem comprometer a qualidade do líquido. Nos casos em que a caixa d’água é pequena, o morador pode se responsabilizar pela limpeza periódica com água sanitária, que tem a mesma ação do cloro, substância usada para manter a água limpa.

Por exemplo, é um erro limpar o reservatório só quando a água está barrenta. Aí já chegou numa situação limítrofe. Não é pelo fato de não ver sujeira que ela não está lá. Por mais que a caixa d´agua esteja totalmente vedada, ela vem pela água, e não pelo ar.

O intervalo da limpeza da caixa d´agua vai depender da localização da residência. Quanto mais longe da rede de abastecimento, mais suja a água vai ser.

A CLS Continental, em Mogi das Cruzes, faz esse tipo de serviço. A empresa conta com uma equipe especializada para garantir a qualidade de água armazenada. Afinal, a caixa d´água é um reservatório que merece toda a atenção na manutenção da limpeza, ainda mais em tempos de alto índice de poluição e do aparecimento de doenças transmitidas por mosquitos e outros agentes ambientais.

O recipiente deve ser higienizado com cloro ou água sanitária e ter as paredes limpas com escovas constantemente. Mesmo tampada, a caixa d’água possui entrada de ar, que possibilita o desenvolvimento de organismos produtores de toxinas, como alguns tipos de algas.

Categories: Aedes aegypti, ambiental, caixa d'àgua, Caixas d’água, higienização de caixa d´agua, Limpeza de caixa d´agua, limpeza de caixas de condomínios, saneamento, saúde

Tags: , , , ,