A caixa d’água é um importante reservatório de água, como diz o próprio nome. Seja de um edifício, seja ele sede de uma casa ou apartamento, ou mesmo de empresas de qualquer tamanho. Por isso, é de extrema importância a higienização.

É por meio dela que é canalizada a água para as pias e torneiras de um prédio. Com o intuito da higienização corporal, de produtos (roupas, utensílios) e até mesmo para preparar alimentos.

Assim, é importante sempre manter esse reservatório higienizado, de modo a evitar a contaminação da água. Que acontece por agentes externos que podem causar o desenvolvimento de doenças.

Mas será que é fácil fazer a higienização de uma caixa d’água?

Qualquer pessoa pode fazê-lo em sua residência ou prédio comercial?

Isso é o que você irá ver neste artigo, que abordará também os riscos de não se fazer a correta higienização de uma caixa d’água.

Acompanhe!

Saiba tudo sobre a higienização de caixa d’água

Quais os riscos de não higienizar corretamente uma caixa d’água?

É crucial fazer, de forma periódica, a manutenção e a limpeza de uma caixa d’água de qualquer edifício. Ou seja, não importa se residencial ou se comercial.

Não realizar a higienização desse reservatório pode levar ao desenvolvimento de micro organismos. Como por exemplo, bactérias e fungos, que ocasionam a contaminação da água. Portanto, coloca em risco a saúde das pessoas.

Dito isso, aqui vão os riscos (inclusive o já citado) de não fazer a higienização correta da caixa d’água.

  • Risco de transmissão de doenças, por conta da contaminação da água por micro organismos e até mesmo por fezes de animais
  • Modificação do cheiro (odor), do sabor e até mesmo da aparência/aspecto da água, ocasionados pela presença desses seres patológicos e de sujeiras
  • Tubulações entupidas por conta das sujeiras presentes na água que vem do reservatório, o que causa altos custos para limpeza e manutenção
  • Risco do desenvolvimento do mosquito da dengue

Perigos e dificuldades da higienização da caixa d’água sem serviço próprio

Acima você viu quais são os principais riscos que a não higienização periódica da caixa d’água pode causar.

Aqui neste tópico, você irá ver quais são os perigos e as dificuldades de a própria pessoa tentar higienizar o reservatório sem contratar o serviço de uma empresa especializada.

Um dos principais perigos é a pessoa não saber o que utilizar para fazer a limpeza. Colocando produtos químicos, como sabão e detergente, dentro da caixa d’água.

Quando esses produtos não são retirados da maneira correta, isso pode acarretar em doenças e gera mais custos. Visto que será necessário contratar uma empresa especializada para refazer o serviço.

Outro erro comum é utilizar a água sanitária para a limpeza, quando apenas o hipoclorito de sódio deve ser usado. Por duas horas, para higienizar tanto o reservatório quanto o encanamento/tubulações.

Se a caixa do seu edifício ainda for de amianto, os riscos são maiores. Pois ao esfrega-la, fibras do material podem se soltar e contaminar a água. Então nesse caso é preciso utilizar apenas um pano, de preferência, para esfregar.

A última das dificuldades é fazer a correta vedação da caixa d’água. Que aliás é feita da forma errada e pode colocar em risco todo o seu trabalho de higienização.

Contratar uma empresa especializada para o serviço de higienização

De uma forma geral, quando o estado da caixa d’água não é crítico, ou seja, quando não há muita sujeira, é possível fazê-la sozinha. Desde que seja na sua residência.

Nesse caso, o melhor é utilizar o E-Book que nós da CLS fizemos.  Detalhando, passo a passo, como fazer a higienização da maneira correta.

Entretanto, se a caixa d’água da sua residência está em estado crítico de sujeira. Ou se há problemas com o reservatório da sua empresa (comercial) ou do seu condomínio, o E-Book não deverá ser utilizado.

Nestas ocasiões, é preciso ter a certificação de higienização da caixa d’água. Que inclusive só pode ser emitido por empresas especializadas, como a CLS.

Conte com ajuda profissional!

Como você viu, a higienização da caixa d’água de um prédio, seja ele comercial ou residencial, é crucial para manter a limpeza da água e evitar o risco de contaminação de quem a utiliza.

Micro organismos, sujeiras ou fezes de animais podem contaminar a caixa d’água e quando ela não é limpa, isso acarreta sérios problemas para quem a consome (para higienização ou utilização na preparação de alimentos, por exemplo).

Como visto, é possível fazer a higiene da caixa d’água da sua residência, quando o estado não for crítico, sozinho e por meio do E-Book produzido pela CLS.

Entretanto, quando for necessário fazer a higienização do reservatório de condomínios, empresas, comércios ou até mesmo da sua residência, caso não tenha tempo para isso, a CLS é a empresa certa para ajudar você.

Pensou em higienização de caixa d’ água? lembre-se da CLS Continental, fácil de contatar e também de contratar!

Gostou do artigo de hoje sobre a higienização de caixa d’água?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Venha para a CLS Continental. Aproveite e curta nossa página do Facebook clicando aqui.

Categories: higienização de caixa d´agua, limpeza e higienização da caixa d’água, Sem categoria

Tags: , , ,

    Leave a Comment

    Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.