Baratas. Praga comum nas cidades, as baratas são mais frequentes no verão, época em que o aparecimento delas é quase inevitável. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que elas dominem sua casa, e isso pode ser feito no inverno.
A dedetização em residências, comércios e instituições, entre outros, é mais do que importante. Uma das ações mais importantes que devem ser tomadas para evitar que as baratas sejam atraídas à sua casa é manter tudo bem fechado. Para evitar, contudo, a infestação a limpeza é fundamental.
Nas casas, por exemplo, é preciso dar atenção especial à cozinha, mais especificamente às prateleiras, às bancadas e até ao chão.
Faça sempre uma checagem ao redor e embaixo do fogão após cozinhar e perto da geladeira para certificar-se de que não tem pedaços de comida ou algum líquido que possa atrair as baratas no chão. Limpe também a caixa de esgoto e de gordura a cada 15 dias e os ralos da cozinha, banheiro e área de serviço semanalmente.
Procure possíveis lugares onde as baratas podem entrar e depositar ovos, como caixas de papelão, frestas e cantos de armários. Se possível, faça a vedação desses locais com silicone e mantenha os ralos sempre fechados para dificultar a aparição das baratas.
Caso não se consiga acabar com a invasão dos insetos utilizando métodos caseiros, a melhor solução é contratar uma empresa especializada no assunto.
Confira alguns sinais que indicam a necessidade de contratar esse serviço: quando a praga continua no ambiente; quando não se sabe qual o tipo de inseto, pois isso leva à escolha inadequada de produtos; quando o ambiente da casa apresenta risco de contaminação ou se há restrições para uso de componentes químicos; e se aparecerem insetos de difícil controle, como traças, cupins e baratas.
Em geral, as baratas são um grupo de insetos extremamente resistentes. Talvez seja por isso que são difíceis de serem mortos. Elas evoluíram durante milhões de anos para se tornarem resistentes a maioria das ameaças possíveis, elas se reproduzem muito rapidamente, com isso, algumas espécies podem chegar a desenvolver resistência a alguns pesticidas.

Categories: baratas, controle de pragas, dedetização, desinsetização, evitar doenças, pragas, pragas urbanas

Tags: , , ,