Urgh!! Você sabe a diferença de ratos, ratazanas e camundongos? Sim, um não é igual ao outro, apesar de despertarem a mesma sensação de asco nas pessoas.

O nome genérico para qualquer pequeno roedor incluindo ratos domésticos, ratazanas e hamsters é rato. A denominação científica em latim é “mus musculus”. A palavra vem do sânscrito e significa “ladrão”, uma descrição totalmente adequada para os ratos domésticos que se esgueiram sorrateiramente pela cozinha, à procura de migalhas durante a noite. Os ratos têm uma identificação mais específica, como membros da família “muridae”.

Os camundongos crescem e medem entre 6 e 9 cm, sem incluir o comprimento da cauda. Eles podem pesar entre 20 e 30 gramas e são cobertos com pelo macio, que é cinzento ou castanho no dorso, mas branco no lado de baixo. A cauda é coberta de pele e parece ser composta de escamas minúsculas. O bigode escuro serve para que eles se guiem. As ninhadas são de quatro a sete filhotes e com uma frequência de uma vez ao mês. O período de prenhez é de entre 18 a 21 dias. Os filhotes nascem sem pelo e com a pele totalmente rosa. Dez dias depois, eles adquirem pelo e com 14 dias abrem os olhos pela primeira vez.

Por outro lado, os ratos crescem e medem de 18 a 20 cm excluindo a cauda. Eles podem pesar até 280 gramas e tendem a ter orelhas grandes. Enquanto existem 120 tipos diferentes de ratos, dois são os mais comuns. “Rattus rattus” é o nome científico de ratos negros e “R. norvegicus” é o nome científico para os ratos marrons. Os ratos têm de 3 a 6 ninhadas de 6 a 9 filhotes por ano. Os filhotes nascem 21 dias após a concepção e permanecem no ninho durante cerca de três semanas após o nascimento.

Ratos, ratazanas e camundongos adaptaram-se muito bem à maneira de viver do homem, tornando- se uma praga de grande relevância.

A visão do rato é ruim, além de ser daltônico, mas em compensação possui os outros sentidos muito desenvolvidos.

Desratização

O uso de venenos deve ser feito por pessoas capacitadas na manipulação dos mesmos e que conheça as técnicas de aplicação, uma vez que o uso descontrolado pode contribuir para o aumento da população em vez de controlá-los.

Categories: combate a ratos, controle de pragas, dedetização, desratização, esgoto, leptospirose, limpeza, pragas, ratos, saúde

Tags: , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.