O controle de pragas urbanas é muito mais do que tecnologia. Várias empresas hoje desenvolvem programas e softwares para ter um controle maior de pragas, principalmente na lavoura com auxílio e acompanhamento de engenheiros agrônomos especializados.

E este processo aponta algumas vantagens importantes no controle de pragas urbanas. O principal deles, ou até mesmo o principal, é o conhecimento profundo que este profissional tem de biologia, que o auxilia na identificação da espécie, o hábito alimentar, mecanismo de defesa, resistência química, etc.

Outro dado importante que este profissional pode auxiliar é nos critérios técnicos na hora da escolha de praguicidas, avaliando sua toxicidade, eficiência, seletividade e modo de açõa, garantindo mais eficiência e segurança ao processo.

Em conjunto com a tecnologia, ele pode auxiliar no uso correto do produto de combate às pragas urbanas e qual a melhor estratégia e para sua aplicação, ou seja, o produto certo, no local certo, na quantidade exata e na hora certas.

Além disso, pode utilizar dos sistemas tecnológicos para adotar medidas preventivas visando aumentar a eficiência do processo e diminuir o uso do praguicida, e usar tecnologia mais eficiente e segura, caso haja necessidade.

Outra grande vantagem é quanto aos custos. Com o uso da tecnologia e o profissional correto dando assistência, é possível reduzir os custos sem comprometer a qualidade do serviço executado no combate de pragas urbanas.

Mesmo com a tecnologia, o ideal é manter o uso do Controle Integrado de Pragas (CIP), no qual são utilizados outros métodos não químicos, tais como armadilhas adesivas e luminosas, tratamento peridomiciliar, etc. Visando aumentar a eficiência e a segurança do processo e diminuir o uso de praguicida.

Atualmente, muitas empresas oferecem o trabalho de acompanhamento por meio de tablets e smartphones, entre outros aparelhos de alta tecnologia, que auxiliam no combate às pragas urbanas e, principalmente, as que agem diretamente em plantações e lavouras de grande porte.

Categories: combate a ratos, controle de pragas, cupins, dedetização, descupinização, desinsetização, desratização, formigas

Tags: , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.