O período de chuvas influencia a evolução de pragas urbanas. Em razão disso, a CLS Continental recomenda atenção redobrada nesta época do ano, em que as chuvas são mais frequentes, o que aumenta o risco das doenças transmitidas pelas pragas, e que podem ser fatais.

Pragas urbanas são espécies de insetos e animais que invadem o ambiente urbano e provocam danos à saúde humana. As pragas podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda também são consideradas vetores quando transmitem uma determinada doença ao homem. O rato, por exemplo, transmite a leptospirose, já o mosquito que transmite a dengue, chikungunya e a zika.

Normalmente, as pragas geram seus filhotes no inverno e se propagam no verão, época em que as baratas, ratos, mosquitos, moscas, cupins, pombos, formigas e outros são mais vistos. Com a chegada do verão, as pragas urbanas começam a se proliferar, pois é na alta temperatura que elas aparecem. Tudo isso aliado, também, à maior umidade do ar e ao aumento da vegetação. São condições ideais para a reprodução dessas pragas.

Sua incidência é variável, de acordo com a localidade, condições estruturais do edifício, manutenção, higiene e limpeza do local. Sem contar com os insetos voadores atraídos por alimentos ou pela luz.

Para prevenir o deslocamento de pragas para as áreas urbanas algumas ações são necessárias, como: não amontoar lixo ou materiais em desuso, manter alimentos em locais fechados, vistoriar depósitos e locais onde alimentos são armazenados periodicamente, mantendo o local sempre limpo. Ao detectar a presença de qualquer espécie, é importante acionar uma equipe especializada em controlar pragas e vetores para que o local seja inspecionado e, após a inspeção, seja realizada a erradicação das espécies.

Para diagnosticar e controlar o problema, é necessário monitorar periodicamente os diversos setores do estabelecimento, lembrando sempre de manter os locais bem higienizados para evitar essas visitas indesejadas que vez ou outra fazem questão de aparecer.

Prevenção ainda é a melhor forma de combater insetos e pragas em casa, principalmente durante o verão. Mas, quando o nível de infestação é muito alto, a melhor opção é mesmo procurar uma empresa especializada como a CSL Continental.

Categories: Aedes aegypti, combate à dengue, combate a ratos, controle de pragas, dedetização, desinsetização, desratização, formigas, pragas urbanas, saneamento, saúde

Tags: , ,

    Leave a Comment

    Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.