O principal objetivo da limpeza e impermeabilização da caixa d’água é garantir a estanqueidade à passagem de fluídos e vapores, especialmente água. Isto garante a segurança de que o líquido não estará vazando e também não será contaminado por agentes externos, que podem até causa problemas graves de saúde.

É importante ressaltar que na construção civil, a impermeabilização é sinônimo de prevenção e economia, afinal de contas, quando aplicado adequadamente, o impermeabilizante proporciona maior durabilidade às superfícies tratadas, reduzindo a frequência de manutenção e dificultando o surgimento de bolores e fungos prejudiciais à saúde humana.

De forma geral, não apenas as caixas d’água, mas é preciso impermeabilizar todas as áreas passíveis de contato com água, tais como cozinhas, banheiros, lajes, piscinas, reservatórios de água, muros de arrimo, varandas, jardineiras e etc. E para garantir um resultado eficaz é fundamental que os produtos sejam aplicados por profissionais qualificados.

Os reservatórios em concreto, normalmente são calculados de forma a não apresentarem fissuração, entretanto além do cálculo estrutural que deve ser feito com bastante critério também é preponderante a forma de execução do mesmo. O concreto deve ser bem dosado, bem vibrado e adensado de modo a não apresentar ninhos, falhas ou juntas de concretagem.
Os reservatórios também são diferenciados de acordo com a sua localização na edificação, a saber: reservatórios inferiores e superiores. Os inferiores possuem boa estabilidade térmica por não estarem expostos ao sol e demais intempéries. Já os reservatórios superiores (sobre edificações) ou em torre, por vezes apoiados no solo ou sobre pilares estão sujeitos a variações de ordem térmica e também a ação de ventos que provocam maior deformação nas estruturas.

Diante das considerações acima podemos dividir os sistemas para impermeabilização de reservatórios em sistemas semi-flexível e sistemas flexíveis; sendo os primeiros recomendados principalmente para reservatórios inferiores e os flexíveis para os

Categories: caixa d'àgua, Caixas d’água, economia de água, elementos filtrantes, filtros, higienização de caixa d´agua, impermeabilização de caixa d'água, limpeza, Limpeza de caixa d´agua, limpeza de caixas de condomínios, limpeza e higienização da caixa d’água

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.