Limpeza e higienização da caixa d’água! Limpar periodicamente a caixa d’água, além de ser útil para verificar a existência de vazamentos, pode evitar doenças como a leptospirose, gastroenterites, diarreia e as transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue. É nela que se acumula água, um bem necessário, muito utilizada no dia a dia, seja para cozinhar alimentos e lavar a louça.

Nem sempre os micro-organismos presentes na água alteram sua cor, cheiro ou gosto. Por isso, a limpeza e higienização da caixa d’água, limpeza dos reservatórios é fundamental para manter a qualidade da água e evitar a proliferação de vírus e bactérias que possam ser prejudiciais à saúde.

Segundo especialistas, a contaminação se dá principalmente pelo fechamento incorreto da caixa d’água – a falta de vedação possibilita a entrada de poeira, insetos e animais, como ratos, baratas, pombos, morcegos e mosquitos. Para garantir a qualidade da água, a recomendação é que a higienização seja realizada a cada seis meses. Em residências, o próprio morador pode fazer a limpeza, mas existem empresas especializadas que oferecem o serviço, principalmente para empresas e condomínios. A CLS Continental faz o serviço de limpeza e higienização da caixa d’água e conta com uma equipe especializada.

Com o tempo de uso, microorganismos produzidos pela própria água podem ser conduzidos até o reservatório pela canalização da rede hidráulica e prejudicar a qualidade da água. Não realizar a limpeza e higienização da caixa d’água pode causar entupimentos em razão da sujeira acumulada no fundo da caixa, surgimento de algas que podem liberar toxinas ou até protozoários e bactérias que provocam problemas de saúde quando essa água é consumida. Além disso, caixas destampadas contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya.

No entanto, se a caixa d’água residencial não estiver limpa e desinfetada, a água pode ser contaminada e tornar-se imprópria para consumo.

Poucos se lembram da existência da caixa d’água, ainda mais de mantê-la limpa. Pois saiba que a recomendação é higienizar o reservatório doméstico semestralmente. O serviço é indicado para analisar se existe algum vazamento e preservar a saúde dos moradores da residência, já que o acúmulo de sujeira e micro-organismos pode contaminar a água.

Categories: caixa d'àgua, Caixas d’água, combate à dengue, desentupimento, economia de água, entupimento, evitar doenças, hidráulica e encanamento, limpeza, Limpeza de caixa d´agua, limpeza de caixas de condomínios, limpeza e higienização da caixa d’água, saneamento, saúde, vazamento

Tags: , , , , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.