A maioria das residências possui uma caixa d´água, mas a maioria dos moradores se “esquece” que conta com esse equipamento em casa, e, consequentemente, se “esquece” de fazer a manutenção dele. A pergunta que se faz neste momento é: de quanto e quanto tempo se deve limpar a caixa d´água? O serviço de limpeza deve ser feito periodicamente para evitar o acúmulo de sujeira e a presença de micro-organismos.

O reservatório doméstico, que serve como reserva em caso de haver problema no abastecimento de água, deve ser higienizado a cada seis meses. O serviço é indicado para analisar se existe algum vazamento e preservar a saúde dos moradores da residência, já que o acúmulo de sujeira pode contaminar a água.

Com o passar do tempo, micro-organismos criados pela própria água e levados até o reservatório pela canalização da rede hidráulica podem comprometer a qualidade do líquido. Nos casos em que a caixa d’água é pequena, o morador pode se responsabilizar pela limpeza periódica com água sanitária, que tem a mesma ação do cloro, substância usada para manter a água limpa.

Por exemplo, é um erro limpar o reservatório só quando a água está barrenta. Aí já chegou numa situação limítrofe. Não é pelo fato de não ver sujeira que ela não está lá. Por mais que a caixa d´agua esteja totalmente vedada, ela vem pela água, e não pelo ar.

O intervalo da limpeza da caixa d´agua vai depender da localização da residência. Quanto mais longe da rede de abastecimento, mais suja a água vai ser.

A CLS Continental, em Mogi das Cruzes, faz esse tipo de serviço. A empresa conta com uma equipe especializada para garantir a qualidade de água armazenada. Afinal, a caixa d´água é um reservatório que merece toda a atenção na manutenção da limpeza, ainda mais em tempos de alto índice de poluição e do aparecimento de doenças transmitidas por mosquitos e outros agentes ambientais.

O recipiente deve ser higienizado com cloro ou água sanitária e ter as paredes limpas com escovas constantemente. Mesmo tampada, a caixa d’água possui entrada de ar, que possibilita o desenvolvimento de organismos produtores de toxinas, como alguns tipos de algas.

Categories: Aedes aegypti, ambiental, caixa d'àgua, Caixas d’água, higienização de caixa d´agua, Limpeza de caixa d´agua, limpeza de caixas de condomínios, saneamento, saúde

Tags: , , , ,

    Leave a Comment

    Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.