Caixa de gordura. Você já ouviu falar nisso? Talvez sim, mas pode ser que nunca tenha se atentado à importância dela.

Ela nada mais é do que uma estrutura retangular ou cilíndrica, confeccionada de diversos materiais, e que é instalada – na maioria das vezes – na parte externa da residência, que recebe a água da pia da cozinha antes de seguir para a rede pública de esgoto.

A função da caixa de esgoto é reter a gordura e outros dejetos sólidos, para que somente a água passe para o encanamento da rua. Ou seja, ela evita que a gordura entupa os canos, causando a volta da água suja pelos ralos e, em época de chuva, causando o alagamento de ruas.

Para que a caixa funcione de forma correta, é preciso limpá-la com frequência. É importante que o morador faça a manutenção constante da estrutura. Com essa medida, se evita o risco do entupimento, o que provoca o retorno da gordura pela tubulação interna. O que isso causa? Sujeira, mau cheiro e sérios riscos à saúde.

O ideal é que se faça a limpeza nas caixas residenciais a cada seis meses. Já nos locais comerciais, como lanchonetes e restaurantes, a limpeza deve ser feita quase que diariamente.

Como saber se a caixa está com problemas? Preste atenção na seguinte dica: a água que não escoa rapidamente ou borbulha é o primeiro sinal de que há algo errado. Isso indica que o encanamento está com problemas de estrangulamento do diâmetro em decorrência da impregnação de gorduras ou resíduos de alimentos ou por causa do acúmulo de cabelos ou outros objetos que entopem os sifões e conexões.

Mas não se arrisque em fazer essa limpeza. Contate uma empresa especializada para fazer isso por você.

E mais uma dica: os resíduos que sobrarem da limpeza da caixa não devem ser jogados na rede de água novamente – como no vaso sanitário. Isso pode provocar entupimento do sistema.

A CLS Continental conta com uma equipe de profissionais qualificados e treinados para realizar esta limpeza. Clique aqui e conheça mais sobre este e outros serviços oferecidos pela empresa.

Categories: ambiental, caixa de gordura, Caixas d’água, Desentupidora, desentupimento, desentupir, economia de água, entupimento, esgoto, esgoto e fossas, evitar doenças, filtros, higienização de caixa d´agua, limpeza, reparos hidráulicos, saneamento

Tags: , , , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.