A limpeza das caixas d’a àgua é essencial para manter a saúde de todos que se utilizam da água armazenada neste reservatório. E o melhor jeito de manter a qualidade do líquido é realizar limpeza e manutenção periódicas – de preferência no intervalo de seis meses – com a eliminação de bactérias, melhorando assim a qualidade da água.

As caixas d’água podem se tornar uma ameaçadora fonte de contaminação e por em risco a vida dos habitantes de casas e edifícios. A falta de manutenção e de limpeza, com a realização de exames bacteriológicos e o uso de produtos desinfetantes, permite a proliferação de bactérias, verminoses, salmonelas, além de propiciar a reprodução de mosquitos, a exemplo do Aedis aegypt, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A limpeza da caixa d’água, de acordo com especialistas, deve ser realizada a cada seis meses, de forma a se manter a qualidade da água consumida como também identificar possíveis vazamentos e infiltrações. Outro problema bastante identificado é a má vedação dos reservatórios que acabam por permitir a entrada e morte por afogamento de inúmeros animais, desde insetos até gatos, ratos e pombos. Neste caso, o nível de contaminação é altíssimo.

Por isso é de extrema importância a realização periódica da caixa d’água. Além de evitar a proliferação do mosquito da dengue, já que a água depositada nestes reservatórios é extremamente propícia para o surgimento de focos com larvas deste inseto, pode auxiliar ainda na prevenção de outras doenças até mais graves.

Além de proteger contra o mosquito Aedes aegytpi, o trabalho de limpeza e manutenção das caixas d’água também esta associado à saúde, afinal de contas, este tipo de procedimento garante que a água armazenada tenha sua qualidade preservada, garantindo assim um consumo mais seguro. Atrelada a esta questão, a boa vedação da caixa d’água também evita a entrada e morte por afogamento de animais, que também podem ser potenciais transmissores de doenças, elevando ainda mais a contaminação do reservatório.

Categories: Aedes aegypti, ambiental, caixa d'àgua

Tags: ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.