Está declarada guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Todos estão preocupados com o transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. E, por este motivo, todo o cuidado é pouco. E uma das principais tarefas para iniciar o combate ao mosquito Aedes aegypti, é eliminar os focos de vetor dele, ou seja, não deixar água parada em locais propícios para que o mosquito se reproduza.

Por este motivo, o reforço com os cuidados de limpeza e manutenção das caixas d’água podem ajudar a prevenir e reduzir os riscos de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Antes de falar das orientações básicas na limpeza e manutenção de caixas d’água, uma das especialidades da CLS Continental, é importante lembrar que o mosquito se reproduz principalmente em água limpa. E geralmente encontramos este tipo de água limpa justamente nas caixas d’água, utilizadas em residências, condomínios, imóveis comerciais e até em prédios públicos, como hospitais, postos de saúde e prefeituras.

Para evitar que a caixa d’água se torne um local de proliferação do mosquito é de extrema importância que ela seja mantida fechada e bem vedada, além de receber manutenção periódica. Com estes cuidados, a chance de o mosquito Aedes aegypti se utilizar desta água para depositar suas larvas e que se transformarão em novos mosquitos são extremamente reduzidas.

Além de proteger contra o mosquito Aedes aegytpi, o trabalho de limpeza e manutenção das caixas d’água também esta associado à saúde, afinal de contas, este tipo de procedimento garante que a água armazenada tenha sua qualidade preservada, garantindo assim um consumo mais seguro.

Atrelada à questão de evitar que o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus se reproduza, a boa vedação da caixa d’água também evita a entrada e morte por afogamento de vários animais, desde insetos até gatos, ratos e pombos. Ou seja, vetores que podem elevar ainda mais a contaminação do reservatório.

O ideal é fazer a limpeza e manutenção da caixa d’água de forma periódica. O período de seis meses é considerado ideal para uma higienização completa e garantia de segurança e saúde a todos.

Categories: Aedes aegypti, dedetização, desinsetização, evitar doenças, limpeza de caixas de condomínios

Tags: , , , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.