Já ouviu falar em fossa séptica sustentável? O reservatório é uma é uma alternativa interessante para reaproveitar materiais que seriam descartados. Neste caso, a matéria-prima são pneus de caminhão.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia (MG) é o órgão responsável pela criação do sistema e pela fabricação das fossas sustentáveis entregues na cidade mineira. Mas, para não limitar o conhecimento, eles criaram um manual que dá o passo a passo para que a ideia seja replicada em qualquer lugar.

A base para a fabricação dessa fossa são pneus de caminhão, conseguidos muitas vezes sem custo algum. Este modelo de fossa tem atraído muitos produtores rurais e pessoas que moram em sítios e chácaras em áreas afastadas e pouco atendidas pelas redes de coleta de esgoto.

Cada fossa utiliza oito pneus, divididos em dois módulos. A conexão é feita diretamente no vaso sanitário. No primeiro módulo ocorre a decomposição dos rejeitos através de bactérias.

A matéria orgânica se deposita no mundo do recipiente, enquanto o líquido gerado segue para o segundo módulo, onde as bactérias continuam atuando, removendo até 95% da matéria orgânica contaminante.

O custo base é bem baixo, pois os pneus podem ser obtidos gratuitamente, restando apenas a desesa dos canos e conexões, bem como do ferramental, caso o construtor ainda não os possua. A fossa séptica também está sendo empregada por produtores rurais e moradores de chácaras e sítios afastados da cidade e que não são atendidos pela rede coletora de esgoto.

Categories: Desentupidora, desentupimento, desentupir, entupimento, esgoto, esgoto e fossas, fossa, fossa séptica sustentável, leptospirose, limpeza, limpeza de fossas, reparos hidráulicos, saneamento, Sem categoria, vazamento

Tags: , , , , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.