As baratas causam nojo, pavor, fobia e mais uma série de reações nas pessoas, especialmente nas mulheres. Embora pequena e aparentemente inofensiva, este inseto pode causar vários problemas que vão muito além das reações que ele provoca nas pessoas.
Embora não ‘mordam’, as baratas são perigosas à saúde das pessoas porque carregam microrganismos patogênicos (que causam doenças) na cutícula, asas, antenas, exoesqueleto e pernas. Ou seja, praticamente em todo o corpo da barata há algum tipo de substância que possa provocar problemas de saúde no homem.
Isto acontece porque as baratas transitam por áreas muito sujas, como lixo e esgoto, carregando assim uma infinidade de bactérias – dentre as principais está a Salmonella -, além de vírus, vermes e fungos, todos capazes de causar diarreia e desidratação aos humanos.
A contaminação acontece quando esses insetos passam sobre os alimentos e descarregam estes microorganismos. Quando consumidos, os alimentos contaminados podem fazer mal à saúde.
Além dos incômodos digestivos e intestinais, as baratas ainda podem causar alergias, como rinites e crises de asma, pois pedaços minúsculos do corpo podem se misturar à poeira e serem inalados por pessoas sensíveis.

Dicas para evitar baratas

Então, a melhor forma de combater e deixar este inseto bem longe de sua casa é reduzir a oferta de quatro elementos que ajudam a sua presença, como alimentos atrativos, água, abrigo e acesso. Outro fator considerado essencial para evitar que as baratas invadam o imóvel é a higienização. Por isso, mantenha um bom manejo do lixo e de resíduos, além de fazer reparos de vazamentos e infiltrações.
Além da utilização de ralos duplos – daqueles que abrem e fecham conforme a sua utilização -, é ideal colocar lâminas nas portas (tipo rodinho). Mas também é necessário selar frestas e fendas e utilizar inseticida poderoso, afinal de contas, algumas espécies deste bicho peçonhento também voa.

É importante lembrar que esses recursos funcionam bem para pequenas infestações. Se houver grande número de insetos nos ambientes da casa – com presença de ninfas e adultos em progressão – a abordagem correta deve ser a contratação de empresas e profissionais especializados.

 

Categories: baratas, controle de pragas, desinsetização, esgoto, evitar doenças, pragas urbanas, saneamento

Tags: , ,

    Leave a Comment

    Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.