No dia 11 de janeiro é celebrado em todo o Brasil o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data é usada para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.

A CLS Continental Soluções ambientais aproveita a data para alertar sobre os perigos que os agrotóxicos, utilizados em grande quantidade, oferecem à população. De acordo com a

Organização Mundial da Saúde (OMS), até pouco tempo, várias doenças como câncer, doenças respiratórias, neurológicas e más formações congênitas eram tidas como doenças de “causas desconhecidas”, entretanto na área de Saúde Ambiental, que pesquisam os impactos do meio ambiente na saúde humana, classificam o agrotóxico como fator de grande importância no processo de ocorrência dessas doenças.

A saúde dos trabalhadores que aplicam o agrotóxico é a questão mais preocupante, pois os riscos variam de acordo com o tempo e dose da exposição a diferentes produtos. Os trabalhadores podem apresentar  desde intoxicações, dores de cabeça, alergias, náuseas e vômitos a quadros clínicos mais sérios como a infertilidade masculina, má formação congênita, recém-nascidos com baixo peso e doenças neurológicas.

Com base em alguns dados da OMS,  o uso abundante de venenos agrícolas implica em graus rigorosos de poluição ambiental e intoxicação humana, pois a grande maioria dos agricultores e aplicadores desconhece os riscos a que se expõem e, consequentemente, descumprem as normas básicas de saúde e segurança.

Por este motivo, a CLS Continental defende um controle mais rigoroso destes produtos e suas aplicações, lembrando que os equipamentos de segurança essenciais para o desenvolvimento de atividades ligadas à aplicação de agrotóxicos.

A CLS Continental, empresa especialista em limpeza e higienização de caixas d’água e controle de pragas, entre outros, destaca que utiliza, no trabalho de inseticidas, produtos organoclorados, organofosforados, carbamatos, piretróides e inibidores do desenvolvimento dos insetos. A medida que avançam as gerações destes inseticidas, aumenta-se a potência, a fotoestabilidade e a ação residual. A CLS Continental através de sua química responsável só utiliza produtos devidamente registrados no Ministério da Saúde.

Clique aqui e conheça mais sobre a CLS Continental e os serviços que ela oferece.

Data

O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos foi criado no dia 11 de janeiro de 2000 e instituído pelo Decreto Federal Nº 98.816, que regulamentou a Lei dos Agrotóxicos. Com a lei, um dos progressos no combate ao uso do “veneno” é a ampliação da consciência da sociedade em relação aos grandes problemas ambientais, como a utilização indiscriminada do produto nas lavouras, tendo em vista, que o Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos.

Categories: Agrotóxicos, ambiental, desinsetização, esgoto

Tags: , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.