Insetos conhecidos pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado deste composto, os cupins, que são uma espécie de praga urbana, existem na Terra há muito mais tempo que o próprio homem. Restos fossilizados destes insetos já foram encontrados em formações geológicas datadas de 55 milhões de anos.

Durante todo este período, os cupins têm desempenhado um papel fundamental na natureza, na decomposição de matéria orgânica, contribuindo para a incorporação de nutrientes e fertilidade do solo.

Prevenir uma infestação de qualquer praga implica em se impedir o acesso desta praga ao ambiente estudado e a limitar a disponibilidade de fatores que permitam sua sobrevivência. Estes fatores são basicamente três: alimento, umidade e abrigo. Por este motivo é necessário ter um trabalho eficaz de descupinização.

Para se livrar dos cupins, muitas pessoas utilizam o inseticida convencional, mas o uso exagerado do produto pode ocasionar algum problema de saúde. Por isso, o ideal é escolher uma empresa especializada como a CLS Continental para fazer a descupinização da área e não apenas a desinsetização.

Antes de querer acabar com os cupins é preciso descobrir onde eles se escondem. Mas como encontrar a colônia deste bichos?

Cupins vivem em galerias, por isso é tão difícil encontrar um deles passeando pela casa. Eles são insetos que vivem em colônias. Acontece que, depois que eles comem, liberam fezes que se parecem muito com pó de madeira. Desta maneira fica mais fácil descobrir onde eles estão: basta seguir o rastro da “poeirinha”. Sim, é isso mesmo! Aquela areinha de cupim é cocô!

Outra maneira de encontrar uma colônia é fazer uma busca na casa, procurar buracos na madeira, pisos soltos, fendas na parede. Se ficar desconfiado basta bater na madeira para checar espaço ocos, ou empurrar com uma chave de fendas. A madeira saudável não deve ceder à pressão. Se cair ou voltar pedaços, você pode ter um inquilino: o cupim.

Categories: cupins, dedetização, descupinização, desinsetização, limpeza, madeira, pragas urbanas, saúde

Tags: , , , , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.