Cupins! A apresentadora Ana Maria Braga não quer saber de cupins na casa dela. Nem ela, nem ninguém, não é mesmo? Para falar desse assunto, ela até convidou um especialista. Aproveitando a oportunidade sobre o tema em seu programa, a CLS Continental separou alguns dos problemas mais comuns com cupins e responde as principais dúvidas que ocorrem no tratamento para erradicar os cupins:

– O caruncho é um tipo de cupim? É um besouro que não ataca madeira. Provavelmente você deve estar com algum tipo de alimento infestado por eles nos armários.

Infestação de cupim no armário da cozinha. Pode até borrifar vinagre duas vezes por dia. Mais vai depender muito da espécie infestante. Com relação ao vinagre: ele não vai ser eficaz. Nós da CLS Continental somos especialistas em controle de pragas e insetos.

– Cupim de concreto, acho que ele é o pior. Como ele aparece? Não existem cupins que comem concreto. O que temos é uma confusão que as pessoas fazem em relação ao cupim subterrâneo ou de solo que utilizam das estruturas das casas para se deslocarem. Porém, eles não se alimentam de concreto.

– Falam que aleluia vira cupim. Essa informação procede? Sim, a informação está correta. Aleluia ou siriri é a fase reprodutiva de uma colônia de cupins. São insetos que saem para o voo nupcial para formar uma nova colônia.

– Naftalina ajuda a controlar os cupins? Não. É preciso usar produtos específicos, que devem ser aplicados por uma empresa especializada.

– Sobre aqueles cupins que fazem colônias no subsolo onde há grama e saem à noite. Eles podem danificar nossa casa? É preciso identificar se são formigas, pois esse comportamento não está muito relacionado aos cupins.

– As brocas se parecem fisicamente com os cupins? Têm asas e se parecem com uma borboletinha amarela?
Não. As brocas são besouros e não se parecem com essa borboletinha. São de grupos diferentes.

– Cupim ou broca? É cupim de madeira seca.

– Móvel com uma espécie de areinha tem fezes de cupim. Para não perder o móvel procurar fazer um tratamento preventivo nesses móveis, nas portas e janelas.

– A madeira do tipo maçaranduba é imune à ação de cupins? Existem espécies de madeiras que são resistentes ao ataque de cupim. A peroba, a peroba-rosa, o jacarandá, o pau-ferro e mogno são algumas delas. E a maçaranduba também!

– Passar nas madeiras do telhado óleo queimado de motor. Isso funciona? Não funciona. O correto é a utilização de inseticidas específicos com empresa qualificada.

– Método de eliminação das colônias pode ser aplicado a apartamentos? O serviço tem que ser realizado em todo o prédio e não em um único apartamento, senão não vai funcionar. Ele é específico para cupins subterrâneos, então, é necessário um especialista para fazer essa identificação.

– Aquelas casas enormes e duras chamadas de cupinzeiro, se acabarmos com ela controla a praga? As rainhas vivem nelas? Esse é o cupim chamado popularmente de ‘cupim de montículo’ e não ataca as casas. O único problema dele é em relação à mecanização agrícola quando ele se encontra em área de pastagem. Sim, existe rainha presente naquele cupinzeiro.

– Como detectar a presença de cupim? Sempre haverá aquela sujeira característica? É importante observar se existe a presença de resíduos, de túneis de terra nas paredes e inspecionar periodicamente os móveis, batentes e janelas, verificando se eles não estão ocos.

– Qual a diferença entre a traça e o cupim nos móveis? Traças são mariposas que podem atacar alimentos, livros e vestuário, porém, não se tratam de cupins. Somente os cupins poderão atacar os móveis.

Piano com cupim. Tem algum produto que posso aplicar para exterminá-los? Existem produtos específicos, porém, o ideal é contar com tratamento de uma empresa especializada, pois esses inseticidas são de uso profissional.

Se há suspeita da presença de qualquer uma dessas pragas na sua casa, não hesite em solicitar uma inspeção. Um dos especialistas da CLS Continental irá realizar o serviço para determinar a causa da praga e indicar-lhe o tratamento mais eficaz para eliminá-la.

Categories: controle de pragas, cupins, descupinização, desinsetização, evitar doenças, limpeza, madeira, pragas, pragas urbanas, saúde

Tags: , , , , ,

    Leave a Comment

    Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.