No Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 5 de junho -, a CLS Continental chama a atenção para a importância da data, que é emblemática para todos nós, afinal, cada um deve fazer a sua parte em prol da sustentabilidade. Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. Ao cuidar dele estamos preservando o meio em que estamos inseridos.

A importância dessa data é mais do que evidente na atualidade, devido aos muitos problemas ambientais que enfrenta o mundo contemporâneo, como poluição do ar e da água, efeito estufa, aquecimento global, mudança climática, desmatamentos, desertificação, etc. Não era assim em 5 de junho de 1972, quando a data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas. Naquela época, a ideia era dar mais visibilidade aos problemas ambientais, que ainda não tinham atingido proporções catastróficas, mas já revelavam seus perigos em potencial. 

A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia.
Por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente. O objetivo: apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis,desperdício de água e esgotamento do solo.

Por isso é importante que a população seja mais consciente do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais. Mas não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Categories: ambiental, dedetização, descupinização, desentupimento, desinsetização, desratização, Dia Mundial do Meio Ambiente, esgoto, higienização de caixa d´agua, Meio Ambiente, pragas urbanas, saneamento

Tags: , , , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.