Você já ouviu falar em desinsetização? É o processo utilizado para o controle de insetos rasteiros, insetos voadores, aranhas, carrapatos, ácaros e escorpiões.

Até então, a palavra “dedetização” era a mais utilizada. Ela tem como origem o veneno DDT, muito utilizado após os anos de 1950, que agora é proibido por ser muito tóxico e contaminar fortemente o ambiente. A palavra detetização é apenas uma variação do termo derivado do veneno diclorodifeniltricloroetano (DDT). Tanto o verbo dedetizar quanto detetizar tem o mesmo significado, aplicar DDT, ou seja, veneno para insetos.

Hoje ainda existem novos termos associados às novas formas possíveis de eliminar insetos e outros animais, como desinsetização ou desinfestação com inseticidas. Estes formatos acabam com as pestes apenas com produtos permitidos pela lei. São diversos os tipos de desinsetização, que variam de acordo com os pesticidas, armadilhas e venenos usados, assim como com o objetivo da ação, que pode ser feita para eliminar insetos, ratos, artrópodes, aranhas e até pombos.

Com a aproximação do verão, muitas pessoas optam por fazer o serviço para se livrar não somente das pragas como de possíveis doenças que elas possam acarretar.

A revoada de aleluias ou siriris, nome da forma alada dos cupins, já pôde ser vista em alguns pontos de São Paulo nesta semana. Comum às temperaturas mais altas, ela serve de alerta para um cenário que se aproxima: a proliferação das pragas urbanas.

Segundo especialistas, essa época é a ideal para medidas de prevenção contra as pragas, que proliferam com o calor. Os cuidados incluem desde medidas caseiras à contratação de serviço de desinsetização.

De caráter preventivo e corretivo (quando atestada a ocorrência), ele visa a espantar, principalmente, baratas e formigas, assim como evitar o aparecimento de outros insetos como percevejos, moscas, traças e vespas. Aranhas e escorpiões também são alvos.

Portanto, para eficácia e um verão sem os insetos chatos, realize a desinsetização de seu imóvel e fique sossegado.

Categories: baratas, controle de pragas, cupins, dedetização, descupinização, desinsetização, detetização, esgoto, evitar doenças, formigas, pragas urbanas

Tags: , , , ,

    Leave a Comment

    Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.