Baratas. Praga comum nas cidades, as baratas são mais frequentes no verão, época em que o aparecimento delas é quase inevitável. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que elas dominem sua casa, e isso pode ser feito no inverno.
A dedetização em residências, comércios e instituições, entre outros, é mais do que importante. Uma das ações mais importantes que devem ser tomadas para evitar que as baratas sejam atraídas à sua casa é manter tudo bem fechado. Para evitar, contudo, a infestação a limpeza é fundamental.
Nas casas, por exemplo, é preciso dar atenção especial à cozinha, mais especificamente às prateleiras, às bancadas e até ao chão.
Faça sempre uma checagem ao redor e embaixo do fogão após cozinhar e perto da geladeira para certificar-se de que não tem pedaços de comida ou algum líquido que possa atrair as baratas no chão. Limpe também a caixa de esgoto e de gordura a cada 15 dias e os ralos da cozinha, banheiro e área de serviço semanalmente.
Procure possíveis lugares onde as baratas podem entrar e depositar ovos, como caixas de papelão, frestas e cantos de armários. Se possível, faça a vedação desses locais com silicone e mantenha os ralos sempre fechados para dificultar a aparição das baratas.
Caso não se consiga acabar com a invasão dos insetos utilizando métodos caseiros, a melhor solução é contratar uma empresa especializada no assunto.
Confira alguns sinais que indicam a necessidade de contratar esse serviço: quando a praga continua no ambiente; quando não se sabe qual o tipo de inseto, pois isso leva à escolha inadequada de produtos; quando o ambiente da casa apresenta risco de contaminação ou se há restrições para uso de componentes químicos; e se aparecerem insetos de difícil controle, como traças, cupins e baratas.
Em geral, as baratas são um grupo de insetos extremamente resistentes. Talvez seja por isso que são difíceis de serem mortos. Elas evoluíram durante milhões de anos para se tornarem resistentes a maioria das ameaças possíveis, elas se reproduzem muito rapidamente, com isso, algumas espécies podem chegar a desenvolver resistência a alguns pesticidas.

Categories: baratas, controle de pragas, dedetização, desinsetização, evitar doenças, pragas, pragas urbanas

Tags: , , ,

    Leave a Comment

    Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.