Não basta ter rede de esgoto em casa. É preciso tomar alguns cuidados para que ela funcione bem. Sujeira pura, esse depósito detém tudo o que é descartado pelos humanos. Ao fazermos todas as nossas atividades cotidianas, como tomar um banho ou larvar uma roupa, estamos sujamos a água que estava limpa. Essa sujeira é constituída de uma mistura de detritos contendo restos de alimentos, detergentes, urina, fezes e outras excretas. É nesse processo que a água se transforma em esgoto.

Mas além dos dejetos ‘normais’, há muitas outras coisas que sequer se imagina.

Um bloco imenso de gordura e até mesmo um jacaré já foram encontrados no obscuro mundo das galerias subterrâneas. Ficou curioso? Listamos algumas coisas surpreendentes que já foram encontradas nos esgotos espalhados pelo mundo:

Massa de vermes

Talvez um dos mais nojentos da lista, essa massa repulsiva antes nomeada como “forma de vida desconhecida”, foi mais tarde revelada como uma colônia de vermes do tipo tubifex, que são encontrados naturalmente nas águas de esgoto e sedimentos de lagoas.

Ossos de dinossauros

Em 1898, fósseis de um dinossauro, mais tarde chamado informalmente Capitalsaurus, foram descobertos no esgoto próximo a um cruzamento de ruas em Washington. Cem anos mais tarde, Capitalsaurus seria nomeado o dinossauro oficial da cidade. A descoberta mais recente, ocorrida em 2010, foi quando trabalhadores de Edmonton, no Canadá, desenterraram ossos de dinossauros com idade estimada de 70 a 72 milhões de anos.

Bebê

Sim, ainda se vê muitos absurdos como esse por aí. Mães que abandonam seus filhos em lugares públicos. Esse caso ocorreu na China. Uma mulher de 22 anos teve o bebê em um banheiro público e disse que perdeu o controle sobre ele após o parto, deixando-o cair no vaso sanitário. Ela disse a um vizinho do prédio próximo que ouviu choro na tubulação de esgoto e, em seguida, o vizinho alertou a polícia. A criança (um menino) conseguiu escapar ilesa das condições a que foi exposta. A mãe não foi acusada de um crime, embora o caso tenha despertado indignação na China.

Joias

Esse é o tipo de coisa que todo mundo gostaria de encontrar. Às vezes, um tesouro pode ser achado no mais inesperado dos lugares. Em 2011, o equivalente a quase 24 mil dólares em joias foi recuperado em um esgoto de Paris. Estima-se que o tesouro é parte de um assalto no valor de 110 milhões de dólares do joalheiro americano Harry Winston.

Crocodilo Caiman

Já ouvimos falar de ratos que vivem nos esgotos, mas tinha você já ouviu falar de crocodilos? De fato, em 2006, um grande espécime de 272 quilos foi encontrado quando se explorava um canal de drenagem de menos de um metro de largura. Lendas falam dos jacarés mutantes em Nova York, mas este em particular foi descoberto no sul do estado do Texas, EUA.

Categories: ambiental, caixa de gordura, Desentupidora, desentupimento, desentupir, doenças, elementos filtrantes, entupimento, esgoto, esgoto e fossas, fossa, hidráulica e encanamento, limpeza, reparos hidráulicos

Tags: , , , ,

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.